Documentos e Relatórios

Documentos e Relatórios – Perguntas Frequentes

O que é a coleção de Documentos e Relatórios?

A coleção Documentos e Relatórios contém mais de 200.000 documentos do Grupo Banco Mundial produzidos desde 1946. Esses documentos são disponibilizados ao público para compartilhar o banco de conhecimentos da instituição.

Os tipos de documentos constantes da coleção incluem:

·  Documentos da Diretoria Executiva (declarações do Diretor Executivo, atas e resumos de reuniões, bem como transcrições).

·  Trabalho Econômico e Setorial (antecedentes detalhados, prioridades estratégicas e direção de atividades de empréstimo).

·  Enfoque de País (estruturas de parcerias de países, documentos sobre estratégia de redução da pobreza, etc.).

·  Documentos de Projetos (documentos sobre empréstimos/crédito divulgados ao público em conformidade com o ciclo do projeto (em Inglês), incluindo acordos de empréstimos).

·  Publicações (relatórios anuais, documentos de trabalho e série informal de departamentos de todo o Grupo Banco Mundial).

 

Por que o Banco Mundial cria um repositório de documentos acessível ao público?

Os Documentos e Relatórios, anteriormente conhecidos como Fontes do Desenvolvimento Mundial (WDS), permitem o Acesso à Política de Informação (em Inglês) do Banco Mundial (julho de 2010). As WDS foram criadas em 1966 como publicação eletrônica que proporciona uma coleção de relatórios em CD-ROM. Renomeado Documentos e Relatórios, o website foi disponibilizado ao público para compartilhar melhor o banco de conhecimentos da instituição e implementar a Política sobre Divulgação da Informação do Banco Mundial, atualmente substituída pela Política de Acesso à Informação do Banco Mundial. Os Documentos e Relatórios atuam como a presença no website externo do repositório de documentos internos do Banco Mundial conhecido como ImageBank, lançado on-line em 1993.

 

Com que frequência se acrescenta um novo conteúdo?

Diariamente. Publicações, tais como documentos de trabalho ou estudos de pesquisa, são disponibilizados imediatamente após a liberação do respectivo departamento. Publicações sobre projetos são disponibilizados mediante aprovação da Diretoria Executiva. Certos documentos podem requerer modificação, editoração ou digitalização antes de serem postados.

 

O que está incluído em Pesquisa Simples?


A Pesquisa Simples é acessível na página principal de Documentos e Relatórios ou no campo de palavra-chave no alto da página Busca Avançada. Permite ao usuário pesquisar os seguintes atributos de um documento: país, setor, subsetor, tipo de documento, autor, título, número do relatório, identificação do projeto (formato = P012345), ISBN, ISSN, DOI), número da Diretoria Executiva, número do empréstimo/crédito e palavras-chave do abstrato. Este campo automaticamente realiza uma função de busca “e”.  Se o usuário estiver usando a busca de palavras-chave na página Busca Avançada, poderá estreitar mais ainda a busca escolhendo a busca em “Todas as Palavras” (e a função “e”), “Quaisquer Palavras” (e a função “ou”), “Busca Boleana” (permite ao usuário digitar “e” ou “ou” ou “não” na caixa de busca) e “Frase Exata” (igualar a ordem exata das palavras). Com muita frequência a busca de uma frase exata ajudará o usuário a especificar o documento e lhe trará resultados mais exatos do que outras opções.


Dica: Com muita frequência usar “Frase Exata” ajudará o usuário a encontrar um documento específico e lhe trará resultados mais exatos do que outras opções.

 

O que está incluído em Pesquisa Avançada?

A Pesquisa Avançada permite ao usuário estreitar a busca de um documento com base em critérios específicos. Por exemplo, para ver o último trabalho de Enfoque de País sobre a Romênia e Estônia, basta selecioná-los na lista de países (você pode selecionar mais de um item clicando em múltiplas caixas. A seguir, selecione Enfoque de País como tipo de documento. Se você estiver apenas interessado em relatórios de determinados anos, pode especificar isso no campo de dados. Pode também digitar informação como o nome do autor ou o número do relatório. Pode escolher classificar a lista de resultados da busca de acordo com critérios tais como data ou tipo de relatório. Uma vez feitas as seleções, clique no botão Search (Busca) para ver os resultados.

 

Qual é a diferença entre Região e País?

O campo Região na página Busca Avançada lista todas as regiões administrativas do Grupo Banco Mundial (em oposição a áreas geográficas). Use este campo para buscar todos os países dentro de uma região ao mesmo tempo. A região “Restante do Mundo” inclui países e áreas que não se enquadram nas outras regiões. A região “Mundo” inclui relatórios de escopo global.

O campo “País” nas listas da página Busca Avançada contém tanto países como áreas. As áreas podem incluir entidades geográficas mais amplas do que um país, por exemplo, o Mar de Aral ou o Leste Asiático e Pacífico. Essas áreas indicam que o conteúdo do documento tem um escopo geográfico mais amplo do que um país.

Portanto, para encontrar todos os documentos sobre agricultura relacionados com todos os países do Leste Asiático e da Região do Pacífico, selecione Tópico = Agricultura, Região = Leste Asiático e Pacífico. Para ver todos os documentos sobre agricultura cujo escopo geográfico seja Leste Asiático e Pacífico, selecione Tópico = Agricultura, País = Leste Asiático e Pacífico.

 

Como posso ler um documento on-line? O que é melhor, texto ou PDF?

Uma vez encontrado um título por meio de busca ou pesquisa, clique nele para ver o registro bibliográfico do documento e leia um sumário. A maior parte dos documentos está disponibilizada tanto no formato PDF como arquivos de texto com reconhecimento ótico de caracteres (OCR); o arquivo de texto não contém formato. Tabelas e gráficos não podem ser reproduzidos. Impressão e leitura detalhada devem ser feitas em arquivo em PDF. Os PDFs deste site podem ser muito extensos, uma vez que são digitalizações de um documento inteiro. Para cada documento fornecemos uma estimativa do tamanho do arquivo. Documentos pequenos também podem ser disponibilizados como PDF. De modo geral, são menores em tamanho do arquivo (menos MB) e podem ser capítulos individuais do relatório, mas podem ou não ser a versão final oficial do relatório completo.

 

A publicação que eu quero é demasiadamente grande para fazer download ou imprimir. Como posso obter uma cópia impressa?

As Publicações do Banco Mundial podem ser obtidas de várias formas:

·  Pessoalmente no World Bank Group InfoShop Bookstore (Livraria InfoShop do Grupo Banco Mundial) (Contact and How to Order page (página Contatar e Como Fazer um Pedido))

·  On-line em Amazon.com 

·  Por meio de nossa rede internacional de Distributors and Booksellers (Distribuidores e Livreiros) 

·  Pelo telefone 1-800-645-7247 ou 1-703-661-1580 (de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00 horário do leste dos EUA).

·  Enviando um order form (formulário de pedido)

Por fax:    1-703-661-1501

Por correio postal:  The World Bank Group
P.O. Box 960
Herndon, VA 20172-0960, USA.

Por e-mail:  books@worldbank.org

Informações mais detalhadas podem ser encontradas no World Bank’s Publications site (site de Publicações do Banco Mundial).

Os funcionários do Grupo Banco Mundial podem pedir publicações impressas por meio da livraria on-line interna digitando http://onlinebookstore como a URL na barra de busca do navegador da Internet. Quando possível, favor indicar o título, número do relatório, número do estoque, ISBN e país.

O Banco Mundial também fornece exemplares de muitas publicações a Depository Libraries (Bibliotecas Depositárias) locais. Frequentemente são bibliotecas de universidades ou de pesquisas.

 

Eu não moro nos Estados Unidos. Há locais onde eu possa ler documentos do Banco Mundial?

Sim. Public Information Centers (Centros de Informação Pública) (PICs), mantidos em várias Representações Nacionais do Banco Mundial, funcionam como contato central para indivíduos que buscam informação sobre operações e documentos correlatos do Banco Mundial. Para saber que documentos estão atualmente disponibilizados em cada PIC, pesquise o E-Public Information Center (ePIC) catalogue [Catálogo do Centro de Informação E-Public (ePIC)].

Esses PICs podem ser contatadas de diversas formas:

·  Por telefone: 1-202-458-4500

·  Por fax: 1 (-202) -522-1500; ou

·  Por e-mail: pic@worldbank.org

 

Posso usar um link para um documento no site do Banco Mundial?

Sim. Documentos e Relatórios possibilitam a todos pesquisar documentos. Isso pode ser feito copiando o URL (Uniform Resource Locator – Localizador de Recursos Uniforme) de nossa Barra de Endereços ou construindo a própria API ou ferramenta de busca. Siga as instruções for developers (para desenvolvedores).

 

Por que certos relatórios “públicos” têm uma ressalva indicando que são “somente para uso oficial”?

Todos os relatórios no site Documentos e Relatórios destinam-se a uso público. Muitos dos relatórios, porém, são apenas liberados para o público depois de serem submetidos a certos critérios, tais como aprovação da Diretoria Executiva no caso de projetos ou talvez uma certa demora no caso do trabalho econômico e setorial. Nesses casos os documentos são tecnicamente internos até serem aprovadas as condições. Como então o documento é liberado em seu estado original, a capa pode ainda conter a frase “somente para uso oficial”. Mas cumpre observar que na margem esquerda da primeira página de um documento há uma marca d'água indicando “Divulgação pública autorizada”, significando que foram seguidos todos os procedimentos devidos indicados na Política de Acesso à Informação.

 

Por que os tipos de documento que eu costumava ver já não aparecem mais?

Consolidamos certos tipos de relatório para facilitar a busca e recuperação. Relatórios contendo ISBNs, tais como documentos ocasionais FIAS, Documentos de Discussão do Banco Mundial, Indicadores de Desenvolvimento Mundial, etc., passaram para o tipo de documento rotulado como Publicações. Podem-se ainda encontrar os relatórios por título da coleção. Basta digitar o título da coleção como palavra-chave usando Busca Simples ou Busca Avançada. Por exemplo, para encontrar as Revisões Econômicas do Banco Mundial, digite “Revisão Econômica do Banco Mundial” no campo Palavra-Chave e selecione “Frase Exata” no menu suspenso à direita.

As Observações de Conclusão do Presidente e o Resumo do Presidente foram fundidos em um único tipo de documento denominado “Resumo”. Isso reflete a mudança nos títulos desses documentos em 2010. Todos eles, independentemente do título ou data, podem agora ser encontrados coleção ImageBank e Documentos e Relatórios buscando por tipo de documento “Resumo”.

 

Por que certos acordos jurídicos não constam do número de registro da ONU? Por que outros têm LICUN no campo do número de registro da ONU?

Embora os acordos de empréstimos e financiamento continuem a ser registrados nas Nações Unidas, o número de registro da ONU talvez não apareça imediatamente no registro. O acrônimo LICUN atua como espaço reservado.

 

Por que o perfil de um relatório indica “Conteúdo Não Disponível” onde deveria estar o download?

Há três razões por que uma página de perfil de um relatório não tem PDF anexo.

1.  Se for um relatório novo, pode levar uma hora para o conteúdo aparecer on-line.

2.  Se for um relatório mais antigo, o conteúdo pode estar em papel ou microficha. Neste caso, o relatório está disponível somente mediante pedido. Envie e-mail de feedback a documents@worldbank.org e procuraremos digitalizar o conteúdo e colocá-lo à sua disposição.

3.  De acordo com a Política de Acesso à Informação, os metados de um relatório podem ser expostos, mas ainda não há conteúdo disponível porque o documento precisa ser divulgado. Envie pedido de informação utilizando o formulário constante do website Access to Information (Acesso à Informação).

 

Por que o conteúdo do Banco Mundial publicado externamente (por terceiros ou por editores comerciais) somente está disponibilizado após um período de embargo?

As principais revistas acadêmicas e publicações acadêmicas bem conceituadas são consideradas pelo Banco Mundial como importantes canais de publicação e divulgação dos resultados de suas pesquisas e produtos do conhecimento. Os períodos de embargo são estabelecidos pelos editores para recuperar seu investimento na gestão, produção e divulgação de livros e revistas. Os usuários podem consultar a eLibrary para ver esse conteúdo acadêmico durante o período de embargo.

 

Qual é a diferença entre Documentos e Relatórios e o Repositório de Conhecimento Aberto?

O Open Knowledge Repository (OKR) (Repositório de Conhecimento Aberto) obtém seu conteúdo de Documentos e Relatórios e é mantido pela Vice Presidência de Relações Externas e Corporativas do Banco Mundial. O usuário pode consultar o Open Knowledge Repository em https://openknowledge.worldbank.org/.